sexta-feira, 16 de março de 2012

História do Hip Hop

Hoje o Hip Hop é um movimento muito popular e difundido, com músicas dos seus mais variados gêneros sendo muito divulgadas, grafites em ruas de várias cidades do mundo (e até no que restou do Muro de Berlim), entre outras manifestações. Saiba um pouco mais do movimento que rege o Festival.


Hip-Hop é um movimento cultural que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, como uma forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas, reivindicando o espaço e sendo a voz das periferias. Nos subúrbios negros e latinos de Nova York, principalmente no Bronx, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias de se fazer música, dança, poesia e pintura. 

São estes os elementos que compõem essa cultura:
DJ - Quem opera os discos e mixa as músicas. É considerado um músico.
MC (master of cerimonies = mestre de cerimônia) - Quem interpreta e/ou compõe o rap; antes, porta-voz e animador das festas. 
RAP (rythm-and-poetry = rima e poesia) - Como a tradução da sigla sugere, uma poesia feita através de rimas. É a expressão musical-verbal da cultura. 
BEAT BOX - Quem reproduz e imita sons de bateria, efeitos de DJ e outros efeitos sonoros com a voz, boca e cavidade nasal.
BREAK DANCE - A dança do movimento. Gangues da época do surgimento da cultura hip-hop usavam a dança para disputar territórios, ao invés de recorrer à violência. Nasceu também como forma de protesto contra a guerra no Vietnã, defendendo jovens, mortos ou debilitados por ela, por isso diz-se que foi inspirada nos movimentos de guerra. Um exemplo? O giro de cabeça simboliza um helicóptero. A influência de James Brown também é notável.
GRAFITE - Representando a arte, são desenhos, mensagens feitas em muros e paredes. Antes comparada à pichação, hoje é considerada uma das grandes artes contemporâneas.

Já no Brasil, o movimento inicia-se na década de 1980, na cidade de São Paulo, principal centro do movimento no país. O primeiro elemento a se popularizar por aqui foi o break. Os primeiros dançarinos de break se reuniam na Estação São Bento e logo os primeiros MCs de rap começaram a aparecer também. As letras eram mais ingênuas, somente contavam histórias e só no fim da década que os rappers começaram a produzir letras conscientes. O chamado Rap Consciente aborda temas como a pobreza, o racismo, as injustiças sociais, relacionada com a realidade vivida em seu meio de origem.


Dica de filme para você conhecer o início do movimento:


A Loucura do Ritmo
(Beat Street, EUA, 1984)

Gênero: Drama, Musical
Duração: 105 min.

SINOPSE
A violência dos anos 1980 dá lugar ao mundo de dançarinos, cantores de rap, grafiteiros e DJs. É o mundo novo do break, uma verdadeira revolução na música, na arte pop e na dança. Na trilha sonora, hoje clássicos dos mestres do rap como Kool Moe Dee, DJ Jazzy Jay, Afrika Bambaataa e Grand Master Flash & The Furious Five, que gravou a canção tema ''Beat Street''.


Nenhum comentário:

Postar um comentário